Os estudantes EaD devem ter competências como organização, foco e noções de informática para os orientar durante o curso de graduação.

É bem provável que você esteja pensando que os estudantes EaD cursam a graduação com mais facilidade, certo? Errado! A dedicação e o tempo de estudo é o mesmo dos alunos que estão na modalidade presencialmente.

A diferença está na flexibilidade de horários, afinal, se você optar por estudar a distância vai pode fazer sua rotina como quiser.

Mas é preciso muito cuidado para não se perder nas datas das entregas dos trabalhos e deixar acumular as matérias. Quer saber se você tem o perfil dos estudantes EaD? Então continue lendo esse post.

O Gestor Nacional de Educação a Distância da Universidade La Salle, Mário Augusto Pool, contou para a gente as características que compõem a rotina de um curso EaD.

5 características que você precisa ter

1) Informática e navegação na internet

O acolhimento dos estudantes EaD se dá em uma base virtual, muito mais que na questão presencial. Então, se essa for a sua escolha de modalidade de estudo, a maioria das conversas com professores, tutores e colegas será a partir de um ambiente virtual da própria faculdade.

Para os estudantes dessa modalidade, o pré-requisito fundamental é ter facilidade com a internet. Pode parecer simples, mas te explicamos o porquê: tudo o que você for fazer durante a graduação será pelo seu computador.

Por isso, você deve ter familiaridade com os navegadores, ser curioso para aprender todas as funções da plataforma da sua faculdade e, claro, gostar do universo digital e conectado. Apesar de estudar de onde quiser, você não estará sozinho, ok? Você fará parte de uma turma e todos poderão interagir pelos chats da plataforma.

2)  Organização e comunicação

Para acompanharem todas tarefas e estarem dentro dos prazos, os estudantes EaD precisam ser organizados. Se você está pensando em fazer a Graduação a distância e não criar uma rotina, isso pode te trazer sérios problemas ao final do semestre.

Você não quer passar apertado com prazos curtos e medo de ter que repetir alguma matéria, não é mesmo? É fundamental que você defina horários de estudo e foque para realizar as tarefas.

A facilidade de comunicação também é característica essencial. Os alunos mais tímidos que não gostam de interromper as aulas para tirarem dúvidas podem não ser o perfil mais indicado para estudar em EaD.

Se você não interagir com os professores e colegas para tirar suas dúvidas, o que vem pela frente são disciplinas mais complexas e específicas do curso. “Deixar para aprender depois” não é uma opção, ok?

3) Personalidade autodidata

Você deve entender que para estudar em ead precisa da capacidade de abstração e compreensão de conhecimento, partindo de informações que serão passadas pelos professores e solicitadas para que pesquise e busque de forma constante. Ou seja, é necessário traços de personalidade autodidata, instruir-se a si próprio.

4) Boa leitura e boa escrita

Quando você entrar para a faculdade vai mergulhar em um universo novo de conhecimento, seja na graduação presencial ou à distância. É importante que você tenha o hábito de ler e clareza ao escrever gerar o saber.

No caso dos estudantes EaD, estes dois pontos são cruciais para as avaliações do aluno, já que a maioria das aulas não é expositiva, mas sim construída na análise de artigos.

5) Disciplina para seguir as regras

Os estudantes EaD são avaliados constantemente, tal qual os alunos presenciais. A participação em fóruns e chats ao longo do semestre precisa acontecer sempre. Os tutores direcionam as tarefas a cada semana e é necessário você acompanhar os conteúdos e prazos estabelecidos, pois uma vez perdidos, não há como voltar no sistema.

Para Mário Augusto, as regras da Educação a Distância de certa forma são mais definidas porque a modalidade exige a participação pelo mecanismo do ambiente virtual.

Você é essa pessoa?

Nesse texto apresentamos as principais características e competências que um aluno desenvolve quanto opta pela modalidade.

Se você se identifica, já temos a modalidade definida. E o curso? Claro que o LaSalleBlog não te deixaria sozinho nessa. Temos um conteúdo SEN-SA-CI-O-NAL (modéstia a parte) sobre o assunto. Clique em Graduação: tudo o que você precisa saber antes de entrar na faculdade e confira.