A Educação a Distância flexibiliza a aprendizagem e é adaptável ao seu estilo de vida. Cada vez mais brasileiros são atraídos pelos benefícios que o ensino superior agrega à vida profissional e pessoal.
 
De acordo com o Censo da Educação Superior Brasileira de 2016, mais de 8 milhões de alunos matricularam-se em universidades por todo o país. Se você é uma das pessoas que considera o aprendizado algo essencial e deseja retomar os estudos, a Educação a Distância pode te ajudar!
 
Confira o que Ana Margô Mantovani, Coordenadora Pedagógica da Educação a Distância da Universidade La Salle tem a dizer sobre o assunto.
 

EaD flexibilidade e adaptação

 
Para Ana Margô, a Educação a Distância auxilia as pessoas a retomarem os estudos na medida em que flexibiliza o processo de ensino e de aprendizagem.
 
O estudante escolhe a modalidade que mais se adapta ao seu estilo de vida e de aprendizagem. Como por exemplo, a modalidade online ou a modalidade semipresencial, também denominada de híbrida.
 
Segundo a coordenadora, em ambas as modalidades o estudante não precisa se deslocar diariamente até a Instituição de Ensino e/ou ao polo para estudar, uma vez que os cursos são disponibilizados por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
 
No caso dos cursos de Educação a Distância da Universidade La Salle, se o estudante optar pela modalidade online, ele irá ao polo apenas para realizar as provas presenciais ao final de cada semestre e, caso escolha a modalidade híbrida, ele terá apenas um encontro semanal no polo para a realização de atividades de aprendizagem de forma colaborativa.
 
Além de diferenciar-se pela flexibilidade dos estudos, Ana Margô aponta que a EaD se distingue da graduação presencial pela adaptação ao modo de vida de cada estudante, pois se adequa melhor à rotina profissional, uma vez que as aulas não estão concentradas apenas a um espaço geográfico (local físico para as aulas).
 
Além disso, a coordenadora destaca que os cursos são ofertados por módulos e o estudante pode personalizar o seu currículo, traçando a própria trilha de aprendizagem. Desse modo, em alguns casos, é um aspecto que agiliza a conclusão do curso em comparação à graduação presencial.
 

6 motivos para optar pela Educação a Distância

 
1) Custo benefício
 
Como a maioria das aulas é a distância, o estudante não terá gastos com transporte. Todo o material de estudo é disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem e por meio de livros disponíveis nas bibliotecas digitais, também não há gastos com aquisição de exemplares físicos, impressões e xerox.
 
2) Flexibilidade de estudo
 
O estudante pode escolher o próprio horário de estudo, adequando-o de acordo com a sua disponibilidade e estilo de aprendizagem.
 
3) Facilidade de acesso aos conteúdos
 
Os conteúdos podem ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar, por meio de diferentes dispositivos, como computador, notebook, tablet e smartphone.
 
Além disso, os materiais didáticos são desenvolvidos com diversas linguagens midiáticas por meio de e-books, vídeo aulas, objetos de aprendizagem, simulações, dentre outras possibilidades que tornam o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e interativo.
 
4) Interação com a equipe
 
O estudante que escolhe a modalidade a distância tem a oportunidade de interagir com uma equipe de professores e/ou tutores – conforme o projeto pedagógico da Instituição de Ensino – que realizarão o acompanhamento do seu processo de aprendizagem, por meio dos recursos do ambiente virtual e de retornos contínuos em relação a este processo.
 
5) Qualidade dos cursos em EaD
 
Os cursos em EaD, assim como os cursos presenciais, também são credenciados e reconhecidos pelo Ministério de Educação (MEC).
 
6) Redução do tempo de conclusão dos cursos
 
Cursos ofertados por módulos, respeitando as especificidades do aluno e que possibilitam o cumprimento da carga horária em menos tempo, em comparação aos cursos presenciais.
 
É importante ressaltar que a Educação a Distância requer maior autonomia e organização por parte do estudante, pois é fundamental organizar uma rotina de estudos para poder cumprir com os prazos estipulados.
 
Fazer a faculdade a distância é o que você precisa para retomar seus estudos? Então acesse o site, conheça os cursos oferecidos pela Universidade La Salle e se inscreva no vestibular.