Apesar das modalidades de educação serem diferentes, seja seu certificado EaD ou presencial, os cursos contam com os mesmos professores e conteúdo.
 
É bem provável que alguma vez você ouviu alguém dizer que a Educação a Distância tem valor menor que o Presencial. Você pode até ter pensado assim em algum momento, não é mesmo?
 
Muitos são os mitos em torno da modalidade EaD, mas são apenas crenças e confusões. Se ainda resta algumas dúvidas, garantimos: não há mistérios, o certificado EaD é exatamente o mesmo do Presencial!
 
A verdade é que, segundo o Mário Augusto Pool, Gestor Nacional de Educação a Distância da Universidade La Salle, a Graduação a distância rompeu um paradigma educacional e com a inovação surgiram as dúvidas.
 
“No momento em que você traz uma proposta inovadora, e ela passa a ser possível de ser concretizada – porque as tecnologias favorecem isso – não precisa mais estar o tempo inteiro dentro da sala de aula, o aluno poderá participar de uma aula na semana num modelo semi-presencial, e o restante acompanhar pela internet”, explica.
 
Neste post você vai aprender que sempre houve um mito em relação ao diploma. Você prefere fazer um curso a distância ou presencial? Continue lendo para tirar suas conclusões.
 

Certificado EaD: como desfazer os preconceitos

 
Mário destaca que, se antes o aluno era uma figura dependente do professor, que apenas assistia a aulas expositivas e a partir dali estudava, atualmente a Educação a Distância inverte esta lógica e transforma o aluno em estudante.
 
“Ele não é mais um elemento passivo dessa combinação. Ele também é protagonista, é um elemento ativo onde talvez tenha que estudar antes. Ele vai para o encontro com uma carga de informação para poder discutir”, enfatiza.
 
Para Mário, o conceito equivocado de que o EaD ofereceria menos aulas sempre causou a dúvida e por muitas vezes colocou o ensino como sendo de segunda linha, o que não é verdade. “O EaD é uma forma de compensação, a carga horária é a mesma do curso presencial. A única diferença é que a maioria deste volume está concentrado no estudo individual”, demonstra.
 
Ele lembra que no início da implementação a Educação a Distância no país, era comum que campanhas comerciais de instituições destacassem que o certificado era igual ao do presencial.
 
“Não, não é que seja igual, é o mesmo. Nem podemos ter certificações diferentes. O diploma EaD sequer pode apontar a modalidade. Ele representa o curso e a formação a partir da instituição. A modalidade é a coisa menos importante nesse momento. Ela importa no sentido de viabilizar um projeto de vida do aluno”, aponta.
 

Não existe fronteiras para o conhecimento. Conheça os cursos EaD!

Neste conteúdo você aprendeu que tanto o certificado EaD quanto o presencial são iguais, com mesmo valor para o mercado. Agora, é a hora de fazer sua escolha! Confira a lista dos cursos de Graduação EaD.